sexta-feira, 25 de março de 2011

Alterando Papel de Parede por Policy

Boa tarde pessoal,

Abaixo vou mostrar como alterar o papel de parede utilizando as policies do Windows Server.
É uma dica muito simples, mas que talvez possa ajudar alguém.
Eu particularmente gosto muito dessa opção que temos de padronizar o papel de parede pois assim evitamos que os usuários coloquem fotos sem relação ao trabalho, tenho o costume de mudar seguidamente para o desktop não ficar sempre na mesma monotonia, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Vamos colocar a mão na massa então.

Iniciar --> Executar --> GPMC.MSC



Irá abrir o gerenciador.

Ir em: Group Policy Objects --> New

Eu aconselho sempre criar as policies e depois referenciar com a OU, porém é posível criar a policy diretamente na OU clicando com o botão direito sobre a OU desejada e indo em: Create and Link a GPO Here.




Inserir um nome que facilite a identificação ao que se refere a policy que será criada.



Clicar com o botão direito sobre a nova policy e ir em Edit.

Ir em: Configurações do Usuário --> Modelos Administrativos --> Área de Trabalho --> Active Desktop
Dar duplo clique sobre "Ativar Active Desktop", ativar e clicar em Aplicar - OK.


Explicação dessa diretiva:
"Permite papel de parede em HTML e JPEG. Ativa o Active Desktop e impede que os usuários o desativem.

Esta configuração impede que os usuários tentem ativar ou desativar o Active Desktop quando ele está sendo controlado por uma diretiva.
Se você desativar ou não definir esta configuração, o Active Desktop será desativado por padrão, mas os usuários poderão ativá-lo.
Obs.: se as configurações 'Ativar o Active Desktop' e 'Desativar o Active Desktop' forem ativadas, a segunda será ignorada. Se a configuração 'Ativar shell clássico' (em Configuração do usuário\Modelos administrativos\Componentes do Windows\Windows Explorer) for ativada, o Active Desktop será desativado e as duas configurações serão ignoradas." - Informação retirada da própria policy.

Próximo passo é informar onde está localizado o arquivo que será o papel de parede, lembrando que deve estar em um pasta compartilhada para que os usuários consigam abri-lo.

Ir em: Configurações do Usuário --> Modelos Administrativos --> Área de Trabalho --> Active Desktop

Dar duplo clique sobre "Papel de Parede do Active Desktop"

Ativar e informar o caminho da imagem. Aplicar - OK.



Explicação dessa diretiva: "Especifica o plano de fundo da área de trabalho (papel de parede) exibido nas áreas de trabalho de todos os usuários.

Esta configuração permite que você especifique o papel de parede da área de trabalho dos usuários e impede que os usuários alterem a imagem ou sua apresentação. O papel de parede especificado pode ser armazenado em um arquivo de bitmap (*.bmp), JPEG (*.jpg) ou HTML (*.htm, *.html).

Para usar esta configuração, digite o caminho completo qualificado e o nome do arquivo que armazena a imagem do papel de parede. Você pode digitar um caminho local, como C:\Windows\web\wallpaper\home.jpg, ou um caminho UNC, como \\Servidor\Compartilhamento\Logo.bmp. Se o arquivo especificado não estiver disponível quando o usuário faz logon, nenhum papel de parede é exibido. Os usuários não podem especificar papéis de parede alternativos. Você também pode usar esta configuração para especificar que a imagem do papel de parede deve ficar centralizada, lado a lado ou ampliada. Os usuários não poderão alterar esta especificação."

Pronto, está criada a policy, agora basta você escolher a OU em que será aplicada, clicar com o botão direito sobre ela e fazer um link da policy com a OU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário