terça-feira, 5 de julho de 2011

Bloquear UltraSurf

Hoje irei mostrar como fiz para bloquear o UltraSurf.

Para quem nao sabe o UltraSurf é um programa portátil (não requer instalação) que tem por finalidade burlar o bloquei da internet, ele seta o proxy para o IP 127.0.0.1 na porta 9666, isso mesmo no ip local da máquina, a maneira mais efetiva porém cansativa de realizar esse bloqueio foi através de bloqueio de HASH.

Para fazer isso em seu domínio acesse seu Windows Server e vá em Group Policy Management e crie uma nova policy com o nome de sua preferência e edite-a.

Vá em: Configurações de Usuários >> Configurações do Windows >> Configurações de Segurança >> Diretivas de restrição de Software >> Regras adicionais

Clique com o botão direito e vá em: Nova Regra de Hash




Clicar em Procurar e localizar o executável do UltraSurf, como são várias versões, para o bloqueio ser efetivo tem que localizar na internet as versões anteriores e ir realizando o bloqueio de hash uma a uma. Após isso é só aplicar a policy para a OU desejada.

Quando o usuário tentar executar o programa receberá uma mensagem na tela avisando que foi bloqueado pelo administrador.

Existem anti-virus que colaboram para o bloqueio, por exemplo o que eu utilizo não permite o download diretamente da página pois detecta como uma página perigosa.








Para as versões mais antigas ele não permitia a execução do UltraSurf, porém com a versão que testei ele aceitou. Portanto terei que efetuar o bloqueio por Hash.

Nesse post foi utilizado: Worry Free Business Security 5, UltraSurf 10.05 e Windows Server 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário