quinta-feira, 21 de julho de 2011

GPMC do Windows 2003 no Windows XP

No post anterior mostrei que é possível ter as ferramentas administrativas do Windows 2003 no Windows XP, no entando para administradores de servidores de AD é necessário mais que isso, precisamos de acesso também ao Group Policy Management Console (GPMC), para isso a Microsoft disponibiliza em seu site a ferramenta para download.


Após baixar o executável seria só instalar, pois bem, pra mim não foi só isso. Após baixar tentei instalar e recebi a seguinte mensagem:
"Please install the Microsoft .NET Framework before installing Microsoft Group Policy Management Console with SP1"
Eu possuo instalado em meu computador as versões 2.0, 3.0, 3.5 e 4.0 do Microsoft. NET Framework, mas em pesquisas constatei que cada versão é independente uma da outra e a versão necessária para o GPMC é a 1.1.
Acessei o site da Microsoft em busca dessa versão, localizei, porém ao instalar recebia a seguinte mensagem:
"O patch de atualização não pode ser instalado pelo serviço Windows Installer porque o programa a ser atualizado pode estar ausente ou o patch de atualização pode ter atualizado uma versão diferente do programa. Verifique se o programa a ser atualizado existe em seu computador e se você tem o patch de atualização correto."



Tentei vários downloads do site da Microsoft e não deu certo, realizei várias tentativas até que consegui com essa versão aqui LINK para DOWNLOAD que esta no Baixaki. Após a instalação do Microsoft .NET Framework 1.1 SP1 consegui realizar a instalação do GPMC.
Durante a instalação ainda recebi uma outra mensagem:
"GPMC requires the installation of MSXML4 SP2.
GPMC setup can install MSXML4 for you, but only in the language in which you are installing GPMC. The language of GPMC you are installing does not match that of your system. It is recommended that you obtain the proper language version of the MSXML4 before continuing with GPMC setup. MSXML4 SP" is available from http://www.microsoft.com/downloads.
Do you want to continue with the installation and install the English version of MSXML4 SP2 anyway?"


Mas essa mensagem não é nada demais, somente informa que a linguagem que vai ser instalada o MSXML4 SP2 é a mesma do GPMC, ou seja, em inglês, basta clicar em sim que a instalação do GPMC será concluída.


Isso foi testado com Windows XP SP3 e GPMC SP1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário