sexta-feira, 1 de julho de 2011

Problema ao Visualizar Recibo de Transmissão do Sped Contábil

Ontem um amigo me solicitou ajuda para o envio do Sped Contábil (sim deixou para o último dia) de sua empresa, já que ele nunca havia feito o procedimento me prontifiquei a auxiliá-lo.

Primeiramente fizemos o processo de geração do arquivo a ser enviado com o software que ele possui em sua empresa e após isso seguimos os passos necessários para a transmissão.

- Validamos o arquivo
- Assinamos a Escrituração Contábil
- Gerenciamos os Requerimentos
- Transmitimos a escrituração contábil

Após realizada a transmissão o sistema do Sped Contábil pediu se desejávamos imprimir o recibo de transmissão, então confirmamos que queríamos, pois sempre guardamos os recibos para uma posterior consulta caso necessário.

Foi então que surgiu a surpresa, o sistema informou que não conseguiu localizar o arquivo nome.REC no diretório que o mesmo poderia ter sido excluído. Havíamos acabado de transmitir, não tinha como o arquivo ter sido excluído. Então acessei o diretório e verifiquei que o arquivo nome.REC estava lá, tentei transmitir novamente para teste, o sistema informou que o arquivo já havia sido transmitido e pediu novamente se desejávamos imprimir o recibo, como feito anteriormente confirmamos. O mesmo erro ocorreu.

Consultei a situação da transmissão e fui informado que o arquivo havia sido recebido pelo SPED e que estava aguardando resposta da junta comercial.

Fui no diretório onde estava o arquivo nome.REC e verifiquei que na realidade ele estava como nome.TXT.REC, alterei o nome do arquivo para nome.REC.REC e tentei novamente realizar a transmissão para obter a mensagem de impressão, fui informado que o arquivo já havia sido transmitido e o sistema pediu se eu desejava imprimir o recibo, confirmei e com essa alteração realizada o recibo foi visualizado na tela e impresso sem problemas.

A versão utilizada do Sped Contábil foi a 2.2.3 com Windows XP SP3.

11 comentários:

  1. Bom Dia, estou com o mesmo problema porém não sei onde o arquivo de recibo foi para , em qual diretorio.. Você sabe como devo proceder ??
    Grata !!
    Nathany

    ResponderExcluir
  2. Olá Nathany.
    Os arquivos .REC são gravados na mesma pasta onde está localizado o arquivo que você validou e transmitiu.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo retorno... Mas pior que meu caso não. Nessa pasta do arquivo validado só tem ele próprio. Nenhuma das outras empresas que eu validei também, o arquivo de recibo foi parar lá.
    Grata!

    ResponderExcluir
  4. Nathany,

    Uma solução pelo menos para ter o número do registro de transmissão é consultando essa escrituação transmitida, irá lhe mostrar um código Hash, que se não estou enganado é o número do recibo da transmissão.

    ResponderExcluir
  5. Vou tentar aki.. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Estou com o mesmo problema,

    Mês passado tive que baixar o Recibo pelo Receita BX.
    Não sei o que há com esse SPED de Contribuições!

    ResponderExcluir
  7. Não Consigo fazer com que o SPED leia o arquivo Salvo na Pasta!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. alguem poderia tirar uma duvida qual seria a pasta q fica a decalaracao, pois nem essa estou encontrando no meu pc?
    fazendo favor

    ResponderExcluir
  10. a pasta seria a mesma tanto no windows xp como no seven??
    aqui estou utilizando o xp...

    ResponderExcluir
  11. Estava com o mesmo problema, e acabei de fazer a alteração do nome do arquivo e consegui visualiza-lo.
    muito obrigado

    ResponderExcluir